Um pouco da incrível história de luta e poder que marcou a saga do Cacau no sul da Bahia pode ser resgatada numa experiência de turismo rural e histórico em Itacaré. O roteiro engloba visita a duas fazendas antigas da região, ambas em Taboquinhas, a 7 km da cidade.
Para contextualizar, vale saber, segundo bem conta Jorge Amado em seus livros, que graças a Bahia, o Brasil ocupou o posto de maior produtor mundial até meados da década de 1920 – época em que os poderosos coronéis não mediam esforços e nem violência para expandir seus negócios.
Com portas abertas para visitantes, a Fazenda fica às margens do Rio de Contas e oferece Day Use com almoço, lanche e passeio pela Trilha do Cacau. Uma área de preservação ambiental esconde riachinhos e pequenas cachoeiras, além de toda a lavoura do cacau. É lá que é feito o chocolate Morbeck – vencedor de três prêmios internacionais, além de biscoitos, geléias, bolos e doces.
VILA ROSA 73 99911-1930
O belo casarão rosa da Fazenda é um convite para conhecer a história da época do cacau. Nas visitas, dá para acompanhar o plantio, o processo produtivo, a estrutura de trabalho e outras curiosidades sobre a fabricação dos produtos. De quebra, você vai comer muito chocolate de degustação e experimentar outras delícias no café e no almoço que encerra o passeio.