Itacaré em 3 dias

A rotina está pesada e as férias ainda são um sonho distante? Com uma fugidinha na sexta-feira dá para você passar três dias incríveis em Itacaré e voltar renovado. Além das praias, tem programação noturna, esportes, boa comida e até visita a uma fazenda de cacau.

 

DIA 1

Enseada da Concha
Crédito: R.VItena
Enseada da Concha

Praia é um programa obrigatório em Itacaré. Comece pela mais famosa da cidade, com a melhor infraestrutura de pousadas e restaurantes. A praia da Concha, pertinho da Pousada Villa Maeva, é uma enseada de águas calmas, perfeita para  esportes náuticos como caiaque e stand up. Os equipamentos podem ser alugados lá mesmo. Outra dica é assistir ao pôr do sol no Mirante do Xaréu, na ponta esquerda da praia. É animadíssimo, com direito a som de violão e gente bonita para aplaudir o fim do dia.

Rua Pituba à noite
Crédito: Michelles Alvez
Rua Pituba à noite

A noite em Itacaré acontece principalmente na Rua Pituba e é lá que você vai escolher seu programa noturno nestes três dias. Uma sugestão é jantar no Manga Rosa,  que abriu bem pequenininho e cresceu graças à boa mão dos donos – experimente o Camarão ao Mel com Gengibre ou o Polvo com Arroz de Vegetais. Para agitar, vários barzinhos têm música ao vivo com espaço para dançar para quem ficar até mais tarde.

DIA 2

O segundo dia deve começar com um café de rei. Afinal, a dica é conhecer as praias distantes, que exigem trilhas para serem alcançadas. O mesmo caminho, no km 12 da BA001, leva às Praias de Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho – a trilha das 4 praias para quem tiver disposição.

Cachoeira do Tijuipe
Crédito: Teles, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Cachoeira do Tijuipe

São 4 km de caminhada no total. É bom levar água e um lanchinho, pois só Itacarezinho tem estrutura melhor,  com uma bela barraca de praia. Se fizer esse roteiro por agências ( pergunta na Pousada) pense em incluir uma visita à Cachoeira de Tijuípe, a 8 km apenas, e terminar o dia num mergulho de água doce.

Feche o dia com um jantar no Jiló, em frente a Praia da Coroinha, dentro da cidade. A preparação dos pratos é numa grelha aberta, logo na entrada do restaurante, que fica tomado por um aroma delicioso. Pode acreditar: qualquer prato ou sobremesa que peça você vai comer rezando…

 

 

DIA 3

Grãos de cacau
Crédito: Imagem Pixabay
Grãos de cacau

Último dia…já com saudade? Para ficar com gostinho de quero mais, deixe as outras praias  para a próxima viagem e faça um passeio até Taboquinhas, povoado a apenas sete  quilômetros, para conhecer a Vila Rosa Cacau & Cultura. É uma fazenda bem antiga, nas margens do Rio de Contas, com uma produção artesanal de chocolate vendida na lojinha.

visita guiada, com contação de histórias da época dos coronéis, apresenta também as dependências da casa da fazenda e as plantações de cacau. A Vila é passagem para quem quer visitar as piscinas naturais formadas pelo rio e também para os que vão se aventurar no rafting pelas corredeiras, outra atividade muito procurada.

Antes de pegar a estrada de volta,  faça umas comprinhas nas barraquinhas de artesanato de Itacaré. Além de dar uma força para o desenvolvimento da região, você leva objetos diferentes em palha e madeira. Fim da viagem e volte sempre!

Compartilhe esta publicação:
2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido